Ética, Empresa & Compliance

Apesar de ser consenso que a corrupção é prejudicial à sociedade, em determinados países o combate à corrupção parece ser uma batalha impossível de ser vencida, especialmente pelas pequenas e médias empresas. A burocracia, característica comum desses sistemas, cria um terreno fértil para a cobrança de propinas. No entanto, o comprometimento das empresas contra a corrupção não é uma luta em vão. Através do exemplo, as empresas podem – e devem – liderar essa transformação cultural, estabelecendo normas internas contra a corrupção, a fim de garantir que suas práticas empresariais sejam livres desse comportamento. Para isso, existe o compliance.

O termo "compliance" refere-se a um conceito amplo que, no contexto empresarial, trata do cumprimento de inúmeras regras, leis e princípios, em diversas áreas, incluindo mecanismos anti-corrupção. O compliance é uma expressão da cultura ética da empresa, e sua implementação pode representar uma vantagem competitiva significativa. Empresas reconhecidas por sua conduta ética tendem a ter um maior valor de mercado, atraindo investidores, colaboradores e parceiros comerciais.

Por outro lado, o envolvimento do nome da empresa em atos de corrupção pode resultar não apenas em processos judiciais e multas, mas também em um considerável abalo na reputação e no valor de mercado – como nos casos da Petrobras, OAS e Odebrecht, por exemplo. Em muitos países, incluindo o Brasil, a empresa pode ser responsabilizada por atos de corrupção praticados por parceiros comerciais, e a existência de um sistema preventivo anti-corrupção pode ser usado em sua defesa, conforme previsto na Lei 12.846/2013.

Não é à toa que as multinacionais preferem fazer negócios com empresas que demonstrem um forte comprometimento contra a corrupção e tenham implementado um sistema de compliance. A implementação do sistema de compliance não apenas auxilia as empresas a preservarem sua reputação e valor de mercado, mas também as coloca no protagonismo na dura luta contra a corrupção.

Em resumo, o compliance é uma ferramenta poderosa que as empresas podem utilizar para promover uma cultura ética, combater a corrupção e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. É um investimento estratégico que gera confiança e credibilidade tanto internamente quanto externamente, estabelecendo as bases para um ambiente empresarial mais justo e transparente.

Anterior
Anterior

Sequestro Internacional de Crianças - Convenção de Haia

Próximo
Próximo

Os procedimentos para a abertura de uma empresa no estado da Flórida, nos Estados Unidos